Sobre o Projeto

O projeto Itahs é uma iniciativa vinculada ao projeto de extensão Novos Talentos da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão.

O Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) da Faculdade de Educação promove essa ação extensionista que visa propiciar formação docente e discente a fim de permitir experiências enriquecedoras que possam ampliar os saberes e aprimorar as práticas pedagógicas dos professores e alunos, em especial aqueles com indicativo de altas habilidades/superdotação.

Itahs contempla algumas ações:

1. Formação de docentes da Educação Básica, sendo estes professores de classe comum e de educação especial (de Atendimento Educacional Especializado de Salas de Recursos Multifuncionais,   Professores de Apoio à Inclusão e do CAEE) com o propósito de aprimorar os conhecimentos sobre a temática Altas Habilidades/Superdotação;

2. As atividades propiciarão aos estudantes da rede pública de Catalão, GO com indicativo de altas habilidades/superdotação e/ou alto rendimento a mobilidade para os laboratórios da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão.

3. Atividade conjunta estudantes e professores em laboratório na universidade e na escola polo. Socialização dos conhecimentos construídos no âmbito da Instituição de Ensino Superior na escola polo - a partir de atividades integradas será priorizado a mobilidade de todos os envolvidos nos dois ambientes: universidade e escola, com destaque para a escola polo. Essa ação é o lócus de cruzamento de saberes dos diferentes sujeitos do Itahs e é nela que haverá a confluência das outras duas ações. A mobilidade ainda visará realizar uma visita em um Feira de Ciência .

Este blog é o espaço de registro e divulgação dos momentos vivenciados por educadores e estudantes em sua participação no Itahs nas atividades  laboratoriais de enriquecimento curricular, a fim de proporcionar aos docentes o repensar suas práticas pedagógicas, bem como aos estudantes de desenvolverem ainda mais suas capacidades.

O projeto conta com a parceria de professores de diferentes áreas e coordenadores de laboratório e/ou projetos da UFG- Regional Catalão.