O projeto Itahs é uma iniciativa vinculada ao
projeto de extensão Novos Talentos da Universidade Federal de Goiás – Regional
Catalão.
O Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e
Inclusão (Neppein) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) da
Faculdade de Educação promove essa ação extensionista que visa propiciar
formação docente e discente a fim de permitir experiências enriquecedoras que
possam ampliar os saberes e aprimorar as práticas pedagógicas dos professores e
alunos, em especial aqueles com indicativo de altas habilidades/superdotação.
O Itahs contempla algumas ações:
1. Formação de
docentes da Educação Básica, sendo estes professores de classe comum e de
educação especial (de Atendimento Educacional Especializado de Salas de
Recursos Multifuncionais, Professores
de Apoio à Inclusão e do CAEE) com o propósito de aprimorar os conhecimentos
sobre a temática Altas Habilidades/Superdotação;
2. As atividades
propiciarão aos estudantes da rede pública de Catalão, GO com indicativo de
altas habilidades/superdotação e/ou alto rendimento a mobilidade para os
laboratórios da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão.
3. Atividade
conjunta estudantes e professores em laboratório na universidade e na escola
polo. Socialização dos
conhecimentos construídos no âmbito da Instituição de Ensino Superior na escola
polo - a partir de atividades integradas será priorizado a mobilidade de todos
os envolvidos nos dois ambientes: universidade e escola, com destaque para a
escola polo. Essa ação é o lócus de cruzamento de saberes dos diferentes
sujeitos do Itahs e é nela que haverá a confluência das outras duas ações. A mobilidade
ainda visará realizar uma visita em um Feira de Ciência .
Este blog é o
espaço de registro e divulgação dos momentos vivenciados por educadores e estudantes
em sua participação no Itahs nas atividades laboratoriais de enriquecimento curricular, a
fim de proporcionar aos docentes o repensar suas práticas pedagógicas, bem como
aos estudantes de desenvolverem ainda mais suas capacidades.